11/07/2015

Duelo: Minions versus Divertida Mente


Filmes animados atraem milhares de crianças no mundo todo, principalmente se tiverem cenários coloridos, personagens engraçados e momentos cativantes. Para chamar a atenção dos adultos e adolescentes é um pouco mais difícil, a trama deve ser inteligente, os personagens precisam ser interessantes e o humor não pode ser tão exagerado.
No cinema as duas animações que mais estão fazendo sucesso são Minions e Divertida Mente, uma delas se destaca pelos elementos inteligentes, outra pelos personagens engraçados. Confira qual das duas vale mais a pena.
Esse duelo foi feito seguindo o modelo de uma das seções da Revista Mundo Estranho, para montar esse texto nos baseamos em quatro quesitos: Trama, Personagens, Humor e Estética.

Trama:

Divertida Mente - Riley é uma garota feliz. Sua vida é perfeita na cidade onde mora, mas tudo se vê abalado quando a família precisa se mudar para São Francisco e isso bagunça as coisas em sua cabeça. Na mente de Riley vivem cinco sentimentos: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho. Eles administram tudo o que a garota pensa, faz e memoriza, mas quando um acidente acontece na sala de controle da mente de Riley, tudo o que a garota se tornou, começa a ruir.

Minions - O filme é um spin-off de Meu Malvado Favorito, nele os monstrinhos amarelados têm sua história narrada desde a pré-história. Durante eras os Minions seguiram os mais variados monstros, que sempre acabavam morrendo. Até que um dia, as criaturas amarelas se isolaram e desenvolveram uma civilização, mas faltava algo. Anos depois, os Minions começam a sentir falta de um novo chefe, por isso Kevin, Bob e Stuart partem em busca do maior vilão de todos os tempos.


Personagens:

Divertida Mente - Riley e seus cinco sentimentos são caricatos, mas extremamente convincentes e divertidos. Tristeza é a melhor personagem de todo o filme, suas falas são engraçadas e conseguem fazer o público amar um sentimento que muitas vezes foi tido como ruim. Alegria é um pouco irritante (A dublagem de Miá Mello consegue piorar), mas é muito importante para a trama. Raiva e Nojinho são divertidos, já o Medo, é deixado de lado na maior parte do filme.

Minions -Amarelos, estranhos e incompreensíveis, os Minions tornaram-se extremamente populares entre o público infantil, mas conquistaram também adultos e adolescentes, principalmente nas páginas de humor no Facebook. Infelizmente Bob, Stuart e Kevin não conseguem mostrar a mesma simpatia que os sentimentos de Divertida Mente. Principalmente pela ausências de diálogos envolvendo os monstrinhos.

Humor:

Divertida Mente - O filme tem um senso de humor inteligente que brinca com situações que acontecem dentro de nossas cabeças, como o branco em provas, músicas chiclete e mudanças de humor. As piadas são leves e muito divertidas, diferentemente de Minions que muitas vezes apela ao humor exagerado e pesado.


Minions - O senso de humor presente no spin-off de Meu Malvado Favorito é bem mais apelativo do que o de Divertida Mente. Em alguns momentos os Minions cansam um pouco com seus diálogos incompreensíveis e piadas sem sentido. A animação dos assistentes de vilão também possui piadas para agradar o público mais velho, mas isso é um pouco inadequado em um filme infantil.

Estética:

Divertida Mente -  Uma das animações mais lindas que eu já vi! Os personagens são coloridos, os cenários são elaborados e bonitos. O filme brinca com cenários 2D e também abusa de cores claras, mas sem sobrecarregar a visão do espectador.

Minions - Amarelo por todos os lados. O forte uso da cor era algo inevitável em Minions, mas o filme consegue agradar esteticamente. Os cenários são bonitos e os coadjuvantes vestem roupas coloridas para chamar a atenção do público infantil.


Veredito:

Divertida Mente - Não basta ser lindo, inteligente e criativo! Divertida Mente ainda é um filme com uma mensagem fenomenal. Ele trata de família, amizade, respeito e mudanças na vida, de uma forma esclarecedora e divertida. Finalmente a Pixar conseguiu lançar algo bom depois de cinco anos de filmes terríveis.

Nota de Divertida Mente






Minions - Divertido e engraçado, mas um pouco desnecessário. Minions não adiciona muito na franquia de sucesso da Dreamworks. O filme não consegue construir empatia com os personagens principais, os ajudantes de Gru possuem muito potencial como coadjuvantes, mas falham terrivelmente como protagonistas.

Nota de Minions






Vitória dos sentimentos! Profundo, inteligente e muito bonito, Divertida Mente agrada tanto ao público infantil quanto aos mais crescidos. Minions também tem seus pontos positivos, mas será muito mais bem aproveitado pelas crianças.

4 comentários:

  1. Eu concordo. Assisti primeiro Divertida Mente, uma semana depois fui assistir minions e me decepcionei, achei bem fraco. Amei Divertida Mente :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!
      Fiz a mesma coisa que você, vi Divertida Mente e na semana seguinte assisti Minions. Comparar os dois foi maldade, mas acho que ambos possuem seus pontos positivos.
      Adorei o blog, parabéns pelo layout, muito lindo mesmo :D

      Excluir
  2. Confesso que esperava mais do filme dos Minions, mas não posso negar, sou uma guria completamente apaixonada por eles, são criaturinhas muito fofas kk
    Ainda não tive a oportunidade de ver divertidamente, mas pelo o que eu já li em reportagens parece ser um filme completamente fantástico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minions também me decepcionou, mas até que eles são legais. Corre e vai ver Divertida Mente <3

      Excluir