01/08/2015

Os 7 motivos para amar Harry Potter!


Há cinquenta anos (31/07/1980) nascia Joanne Kathleen Rowling ou J.K Rowling, uma das autoras mais criativas, inovadoras e apaixonantes do século. Em 1997 a autora publicou o primeiro livro da saga Harry Potter que tornaria-se um dos maiores fenômenos editoriais da história. Curiosamente Harry Potter faz aniversário no mesmo dia que sua criadora, por isso hoje faremos uma lista com as 7 principais razões para conhecer (e consequentemente, amar) as obras literárias da autora (mesmo que já tenha assistido os filmes!)

7 - Lugares
Uma escola magnífica, uma rua abarrotada de lojas de artigos mágicos, um beco obscuro onde se praticam as magias das trevas, uma sala que só aparece para os necessitados, etc. Harry Potter é uma saga recheada de locais interessantíssimos, todos ocultam segredos que adicionam muito a trama, também são precisamente detalhados pela autora, proporcionando uma experiência extremamente imersiva. Quem nunca quis se aventurar pelo beco diagonal, comer um doce em Hogsmeade ou comprar sua varinha no Olivaras? J. K nos permite conhecer seu mundo e é nosso dever experimentar.

6 - Criaturas
como assim nunca leu Harry Potter?
Elfos domésticos, centauros, dementadores, testrálios e unicórnios são apenas alguns exemplos da infinidade de criaturas místicas presentes na saga. Obviamente nem todas foram criadas por J.K, mas a forma da qual esses monstros são apresentados esbanja criatividade e surpreende os leitores. O bestiário do mundo mágico é tão profundo que já foram criados dois livros tratando do universo monstruoso.

5 - Vilões
minha cara pra gente que prefere
os mocinhos
Fazer mocinhos adoráveis, altruístas e admiráveis é fácil, difícil mesmo é criar vilões que mesmo cometendo as maiores atrocidades, ainda conseguem ser apaixonantes, divertidos e dramáticos. Draco Malfoy com seus conflitos internos, Bellatrix Lestrange (Belatriz, na tradução) com suas loucuras e Voldemort cheio de amor pelo poder, são apenas alguns dos grandes vilões que amamos odiar.

4 - Quadribol
Nunca fui desses que gosta de esportes, mas quando se trata de Quadribol sou um torcedor nato. O futebol dos bruxos tem uma dinâmica extremamente divertida, da contagem de pontos até a captura do pomo, tudo isso dá um suspense divertido que mantém o espectador atento até o apito final. Sem contar que durante as cenas de quadribol também acontecem momentos marcantes para o desenvolver da trama e que no esporte o machismo não tem vez, todo mundo pode jogar junto, só basta ter talento!

3 - Histórico
Não basta ser uma saga divertida, cativante e inteligente. a série Harry Potter também é profunda e imersiva, todos os ocorridos no passado da série têm reflexos no presente de Potter. Além disso cada fato, construção, fantasma e organização tem um histórico que é explicado na série. Isso gera uma verossimilhança com a realidade e cria afeição pelo mundo profundo e imersivo de Harry Potter.

2 - Casas de Hogwarts
Não tem nada de facção, distrito ou chalé, a primeira ideia de separar os personagens por grupos, de acordo com as personalidades foi de J. K. Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa são as quatro casas que dividem os alunos de Hogwarts, para ser designado é preciso ter uma característica predominante, bravura, astúcia, sagacidade ou lealdade.  cada casa tem um dormitório, mesa na sala comunal e brasão representado por um animal, Grifinória tem o leão, Sonserina a serpente, Corvinal a águia (não, não é um corvo) e Lufa-Lufa o texugo.

1 - Sociedade
Quem melhor que J. K Rowling para inserir críticas a nossa sociedade em livros infanto-juvenis de uma forma implícita e inteligente? No decorrer dos livros é possível notar como toda a sociedade do mundo bruxo é preconceituosa e cheia de rótulos. Aqueles que não concordam com o que é ditado são chamados de loucos e estranhos (como Xenófilo Lovegod), alguns grupos são completamente odiados por outros (como os trouxas pelos comensais), os mais pobres são ridicularizados pela elite (Weasleys pelos Malfoys), etc.

Mágica, divertida e criativa, mas também crítica, inteligente, Harry Potter é uma das maiores sagas literárias do mundo todo e merece um pouco do seu precioso tempo de leitura.
Parabéns J. K Rowling e Parabéns Harry Potter! \o/

2 comentários:

  1. Porque HP é vida, isso não podemos negar ^^
    JK uma das escritoras com a mente mais brilhante que eu conheço, por de trás de cada história tem algo surpreendente, por de trás de cada fala um novo significado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loren!
      Realmente, não tem como negar J.K >>>>>>>>> All
      Os mistério de Harry Potter são beeem difíceis de decifrar, lembro que levei um susto quando descobri que o Snape era o príncipe mestiço HAHAHA
      Obrigado por comentar ;)

      Excluir