04/10/2015

Duelo: Perdido em Marte Vs Interestelar

O desconhecido sempre intrigou o ser humano, a capacidade de descobrir lugares novos, viajar por terras nunca antes exploradas movimentou diversas tripulações para lugares inóspitos que hoje são países popularmente conhecidos. Depois de eras de descobrimentos o homem se interessa por descobrir locais fora de nosso planeta, os filmes do duelo tratam dessas viagens, mas de formas muito diferentes.
É impossível ouvir a premissa de Perdido em Marte e não pensar em Interestelar, lançado no ano passado. Mesmo possuindo enredos, personagens e acontecimentos completamente diferentes as comparações são recorrentes, por isso decidimos fazer o segundo duelo do R, confira nossas opiniões.

Esse duelo foi feito seguindo o modelo de uma das seções da Revista Mundo Estranho,  para montar esse texto selecionamos cinco quesitos: Trama, Credibilidade, Informações, Elenco e Protagonista.

Trama: 

Interestelar - O planeta terra está morrendo. Os alimentos são escassos, o ar é poluído e grande parte da população está definhando. Para salvar a espécie humana, Cooper (um ex-piloto experiente) é convidado para uma missão no espaço em busca de uma nova morada para a população, nessa missão tudo está em jogo.
Perdido em Marte - Watney e sua equipe estão em marte buscando amostras terrestres quando são surpreendidos por uma tempestade que coloca toda a sobrevivência da tripulação em risco. A comandante da missão opta por uma fuga do planeta, mas no deslocamento para a nave, o astronauta Mark Watney é atingido e dado como morto. Horas depois o astronauta acorda, sua tripulação partiu, ele possui recursos para durar poucos dias e a próxima missão para marte só chegará em 4 anos.
Ambos os filmes apresentam tramas interessantes, mas Interestelar apela para o drama e põe uma responsabilidade maior nas costas do protagonista, Cooper tem a função de salvar a humanidade, enquanto Watney precisa salvar apenas a si mesmo. Ponto para Interestelar

Credibilidade:

Interestelar apresenta temáticas pouco críveis para aqueles que não possuem tantos conhecimentos físicos. Mesmo sendo justificáveis para os físicos renomados, o filme peca ao mostrar viagens quase impossíveis, mudanças no tempo e uma cena final inacreditável.
Perdido em Marte é mais realista que seu rival. Suas cenas não possuem aspectos inacreditáveis, os recursos científicos são explorados de forma simples e criativa. Até mesmo o espectador mais leigo consegue acreditar na plantação de batatas, nas aplicações de fita adesiva e nas viagens espaciais. Ponto para Perdido em Marte

Informações:

Interestelar usa de astrofísica para explicar conceitos difíceis de ser ensinados. O filme fala de buracos negros, dilatação gravitacional do tempo, buracos de minhoca, etc. Infelizmente, o longa por si só não é o suficiente para auxiliar o espectador na compreensão. 
Perdido em Marte faz uso de recursos químicos, físicos, botânicos, matemáticos, etc. O filme é uma aula de exatas (e biológicas) muito longa (mas muito divertida). Os acessórios espaciais utilizado pelo protagonista são mesmo reais. Assim como grande parte dos acontecimentos do filme, que teve consultoria da NASA.
Perdido em Marte acerta ao explicar conceitos complexos utilizando de cenas cômicas e diálogos simplificados. Ponto para Perdido em Marte.

Elenco:

Interestelar possui um elenco excepcional. Matthew McConaughey (O Clube de Compras Dallas), Anne Hathaway (Os Miseráveis), Matt Damon (Elysium) , Michael Caine (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Jessica Chastain (A Proposta) , são apenas algumas das grandes estrelas do longa. Coincidentemente (ou não) dois dos atores coadjuvantes participaram do filme rival.
Perdido em Marte conta com a presença de Matt Damon, Jessica Chastain, Kate Mara (Quarteto Frantástico) , Sean Bean (A Sociedade do Anel), Jeff Bridges (O Sétimo Filho) , Michael Peña (Homem-Formiga) e Chiwetel Ejiofor (Doze Anos de Escravidão). Com dois elencos fenomenais é impossível escolher um dos dois. Empate.

Protagonista:

Em Interestelar conhecemos Cooper, um pai solteiro que é convocado para pilotar uma nave em direção a salvação do planeta. O personagem possui uma carga dramática imensa, suas ações são movidas pelo desejo de salvar sua família, encontrando um novo local para eles, mas algumas de suas atitudes são duvidosas e irresponsáveis. Mesmo com todo o caráter dramático, Cooper é um protagonista raso e tem a sorte de possuir coadjuvantes extremamente interessantes.
Perdido em Marte nos apresenta Mark Watney. O astronauta é cômico e extremamente sarcástico. Seu bom-humor e piadinhas conseguem sustentar o interesse do espectador e criam um vínculo muito forte pelo personagem. É absolutamente impossível não torcer por Mark Watney. Ponto para Perdido em Marte.

 Veredito:

Mesmo possuindo dinâmicas completamente diferentes, Perdido em Marte com certeza se sobressai quando comparado com Interestelar. A história de Watney é divertida, inteligente e prende o fôlego de qualquer espectador 





Interestelar é um drama excelente, seus personagens são cativantes, os efeitos especiais são excepcionais e a dinâmica de viagens no espaço-tempo surpreende e intriga bastante.



5 comentários:

  1. Gostei muito dos dois filmes. Realmente Perdido Em Marte é mais divertido, mas acho que não se compara a Interestelar. Gosto das duas histórias e dos dois elencos, porém acho o Perdido Em Marte mais um filme para se divertir, mais leve e Interestelar é completamente ao contrário... Mais pesado, com um assunto bem mais difícil de tratar e muito mais confuso. Além de que sou super fã do Christopher Nolan.
    O interestelar lembra um pouco com Donnie Darko, que é outro filme que AMO demais!
    Gostei da matéria, mas ao contrário de você, sou mais Interestelar, rsrs. Porém ambos os filmes são excelentes!!!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/04/novidades-e-sugestoes.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Seja muito bem-vinda ao R ;)
    Eu adorei os dois filmes, mas Perdido em Marte me cativou muito por explicar conteúdos tidos comos complexos de forma acessível e divertida, mas também achei Interestelar super interessante.
    Adorei a ideia das resenhas sem dizer muito sobre o título, fiquei bem curioso...
    Obrigado por seu comentário :D

    ResponderExcluir
  3. Achei interestelar um pouco melhor...tem uma direção de arte incrível, e a relação dele com a filha é muito emocionante.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo em partes com a resenha, interestelar e perdido em marte são filmes parecidos mas com propostas completamente diferentes. Interestelar realmente é um filme mais difícil de entender por abordar alguns conceitos de física mais complicados como buracos negros, relatividade, e gravidade mas isso não faz dele um filme pior que o outro, pelo contrário acho fascinante! Para mim os dois filmes são mto bons.

    ResponderExcluir
  5. Interestelar é bem melhor, todavia, o papel de Matt Damon no longa é questionável (talvez pelo personagem ser um fracassado)...EXCELENTES FILMES

    ResponderExcluir