02/05/2016

Duelo: Batman Vs Superman contra Capitão América - Guerra Civil (SEM SPOILERS)


Um embate entre os seres mais poderosos do mundo, heróis mascarados lutando por suas ideologias enquanto o resto da humanidade observa e teme as consequências desse conflito. De um lado, os dois maiores ícones da DC comics em um duelo de gigantes, do outro, um dos grupo de super-heróis mais populares da Marvel se fragmenta e luta. Mesmo estando em cartaz no mesmo período e possuindo premissas semelhantes, Batman Vs Superman e Capitão América: Guerra Civil tem várias características específicas e particularidades que facilitaram o nosso veredito. Embarque nesse duelo e comente suas opiniões! Os critérios do duelo são: Trama, personagens, estética e atmosfera.

Trama:

Depois dos acontecimentos catastróficos em Superman O Homem de Aço, Clark Kent desperta a indignação e a aversão de várias personalidades pelo mundo, dentre eles líderes políticos, bilionários e o Morcego de Gotham, aos poucos essa repulsa vai aumentando em ambas as partes e um embate é quase inevitável, enquanto isso, Lex Luthor começa a mexer com forças que o mesmo não consegue compreender.

Durante uma missão dos Vingadores uma explosão acontece e onze pessoas acabam morrendo, em decorrência disso a ONU decide criar um decreto obrigando os Super-Heróis a se registrarem dando informações como suas identidades secretas, Tony Stark fica do lado do governo e decide convencer seus colegas Vingadores a assinarem, mas o reaparecimento de um antigo amigo de Steve Rogers gera um conflito sem precedentes que pode acabar com os Vingadores de uma vez por todas.
As duas tramas são semelhantes e interessantes, empate.

Personagens: 

Além dos protagonistas temos também Lois Lane, Alfred, Lex Luthor e... só! Basicamente, esses são os únicos personagens memoráveis do filme. O Batman de Ben Affleck é diferente, mas intrigante, já o Superman de Cavill beira o entediante, principalmente pelas cenas que já vimos milhares de vezes (sério Lois, três salvamentos em um filme?). E o grande destaque vai para Jesse Einsenberg que conseguiu transformar um personagem genial e enigmático em um completo idiota insuportável.

Em Guerra Civil vimos uma evolução da maioria dos personagens, aos poucos eles exibem seus traumas, culpas e medos, obviamente a Marvel teve mais tempo para desenvolver seus heróis até agora, mas mesmo com essa colher de chá, os personagens inseridos nesse novo filme como T'Challa
e Peter Parker (o MELHOR DE TODOS!) são convincentes, interessante e muito (MUITO) divertidos. O Destaque vai para o Homem-Aranha de Tom Holland que é exatamente o "amigão da vizinhança" que estávamos esperando, o humor ácido, piadas em situações inusitadas e as provocações durante as lutas deixaram todos ansiosíssimos para o lançamento de Spider-Man Homecoming.
Ponto para Capitão América: Guerra Civil.

Estética:

Finalmente um aspecto no qual Batman Vs Superman acertou, o filme é visualmente agradável, escuro, mas bonito. Os uniformes dos heróis fogem do exageradamente colorido dos quadrinhos, mas ao mesmo tempo ainda mantém a identidade dos personagens. O estilo do Batman de Affleck é sombrio e sério, com diversas armaduras que ficariam ótimas em action figures. A CGI do personagem apocalipse é estranha, mas aceitável.

Mesmo tendo uniformes muito bonitos, Guerra Civil peca em muitas cenas recheadas de CGI como a perseguição no túnel que ficou visualmente bizarra, alguns cenários adicionados digitalmente também incomodaram um pouco, mas no geral o filme é bem bonito.
Ponto para Batman Vs Superman

Atmosfera:

O maior erro que Batman Vs Superman comete é tentar inserir o público em um clima tenso de forma quase desesperada, usando de frases "filosóficas" para fazer algumas pessoas pensarem em uma grandiosidade que o filme não possui. BvS não consegue desenvolver a tensão pré-conflito e quando o embate chega o público já está entediado e nem um pouco convencido. A quebra dos momentos de tensão é o "humor" de Lex Luthor que consegue levar o espectador a um nível quase inalcançável de irritação. A cena final é um dos poucos momentos do filme que não é tedioso, cansativo ou enrolado e a participação da Mulher-Maravilha consegue melhorar um pouco o clímax de BvS. O filho de Kripton e o Morcego de Gotham passam o filme inteiro se preparando para a batalha final, mas o confronto entre os dois é irracional e quase sem nenhuma motivação real, todo o "ódio" e a rivalidade entre os heróis não possui nenhum catalizador, eles brigam porque isso agrada o público, mas o desenvolvimento anterior ao duelo é fraco e desnecessário. A cena da luta entre Batman e Superman além de ser breve, possui um desfecho digno de piadas (que você provavelmente viu nas redes sociais).

Em Guerra Civil tudo conduz para o grande embate entre os times de heróis, é possível notar o quanto o filme consegue conciliar o bom humor, ação e o drama de forma inteligente, a atmosfera dramática mostra que as atitudes dos Vingadores em outros filmes tiveram um reflexo considerável na tomada de decisões em Guerra Civil. Mesmo sendo um filme da Marvel (que geralmente são recheados de piadinhas), Guerra Civil possui uma carga mais dramática que seus antecessores. O embate entre Rogers e Stark existe desde o começo do filme, mas vai se desenvolvendo com o passar da trama e o ápice disso é uma cena de batalha PERFEITA que concilia socos, chutes, piadas e ótimas referências (Star Wars, Marvel? Sério?). As motivações para o conflito entre Tony Stark e Steve Rogers são dignas e convencem o público (diferentemente de seu rival nesse duelo), o Homem de Ferro sente-se culpado pelos acontecimentos em Sokovia (Vingadores 2) e por isso toma decisões precipitadas que acabam incomodando o Capitão América. Ponto para Capitão América: Guerra Civil.

Vitória de Guerra Civil! \o/
O título da DC comics é cheio de incoerências e motivações torpes, sabemos que como adaptação da história em quadrinhos Guerra Civil peca bastante, mas como filme independente é fenomenal, suas cenas de ação empolgam, as piadas são inteligentes e inseridas em momentos que não atrapalham na carga dramática do filme. 

Nota Batman Vs Superman
Nota Capitão América: Guerra Civil

0 comentários: