12/09/2016

Resenha: Destinos e Fúrias

Aclamado pela crítica especializada e tido como "melhor livro de 2015" por ninguém menos que o Presidente Barack Obama, Destinos e Fúrias é uma reflexão extremamente verdadeira sobre relacionamentos, segredos e os esqueletos que os casais escondem em seus armários.

Preço: R$ 39,90
Autora: Lauren Groff
Editora: Intrínseca
Páginas: 365

Lancelot (Lotto) e Mathilde eram pessoas completamente diferentes quando se conheceram. Lotto era um conquistador, as mulheres desejavam-no e ele sempre tinha todas aos seus pés, até que conheceu Mathilde e apaixonou-se perdidamente. Mathilde, por sua vez, era uma moça inocente e inexperiente, com um passado sombrio e cheio de segredos.

Destinos e Fúrias subdivide-se em dois pequenos livros que se completam. Em Destinos, livro que trata do relacionamento pelo ponto de vista de Lotto, é possível observar como Lancelot ama sua esposa, mas não consegue compreendê-la na maioria das vezes. Além disso, também trata da carreira de Lotto no ramo artístico e de sua ascensão no teatro. Já Fúrias, trata da história de Mathilde, seu passado, seus segredos e do que Lotto e o casamento realmente significam para ela.

Confesso que tive grande dificuldade de me interessar por Destinos. A história de Lotto é cansativa e um pouco desinteressante, mas possui alguns aspectos positivos. As descrições dos personagens e o passado de Lancelot funcionam perfeitamente e convencem o leitor da realidade da história. O grande destaque de Destinos e Fúrias é, com certeza, Fúrias. Mathilde é observadora, silenciosa e calculista, do seu ponto de vista é possível compreender atitudes que para Lotto eram "estranhas" e "desnecessárias". A personagem mostra um lado completamente diferente do visto em Destinos, Mathilde pode ser severa e até mesmo má, se achar necessário.

Destinos e Fúrias é uma das obras mais realistas e complexas que já li. Os personagens são construídos de forma surpreendente. Eles acertam, erram, amam, são humanos. A autora cria um mundo verossímil, com sonhos, acertos e derrotas na vida de cada um dos personagens. Lotto e Mathilde formam um casal intrigante, eles tem química e agradam bastante. A obra possui um plot-twist que demora para ser inserido na trama, então acaba sendo quase insignificante.

Maduro, realístico e surpreendente. Destinos e Fúrias mostra que mesmo convivendo com uma pessoa por décadas, ainda não a conheceremos inteiramente. A obra expõe os defeitos dos casamentos, mas também suas vantagens, cria personagens extremamente memoráveis que farão você pensar sobre eles horas após a leitura. Destinos e Fúrias é uma obra sobre segredos, mas também sobre união, fidelidade e amor, com certeza uma leitura obrigatória para todos que buscam (ou possuem) um relacionamento duradouro e próspero.

 

0 comentários: