12/10/2016

Crianças Más [ESPECIAL HALLOWEEN]

Publicado originalmente em 1954, Menina Má causou um rebuliço entre os leitores. O livro foi um sucesso entre os críticos, vendeu mais de um milhão de cópias, virou peça de teatro, em seguida adaptação cinematográfica e obteve quatro indicações ao Oscar. Você pode até não conhecer o fenômeno que foi a história de Rhoda Penmark, mas com certeza conhece algum personagem que foi inspirado nela, para comemorar o dia das crianças e o mês do Halloween falaremos sobre a obra Menina Má relançada no Brasil pela Darkside Books e faremos um Top 10 das piores crianças da ficção.

Preço: R$ 39,90
Autor: William March
Editora: Darkside Books
Páginas: 272

Rhoda Penmark é uma menininha de oito anos completamente diferente de todas as outras. A garota é organizada, madura e extremamente inteligente. O que todos que admiram Rhoda não sabem é que ela é uma psicopata. 
Manipuladora, fria e vingativa, Rhoda consegue tudo que deseja, mesmo que tenha que tirar alguém de seu caminho para isso. Tudo isso permanece em segredo, até que um incidente em um passeio da escola faz Christine, mãe de Rhoda, se questionar sobre o envolvimento de sua filha e se existe algo por trás da maturidade da filha.

A história de Menina Má pode até parecer comum atualmente, mas quando foi publicada em 1954 surpreendeu muita gente e inovou ao apresentar uma criança assassina, pois nunca tinha se visto nada parecido na literatura ou no cinema, por isso pode se dizer que Menina Má (The Bad Seed, em inglês)  revolucionou a literatura e o cinema, por inserir uma ideia completamente diferente ao explorar a maldade infantil.

Todos os personagens da obra escondem segredos bizarros e mostram como nunca conhecemos alguém completamente, mas nenhum deles consegue ser mais intrigante e convincente que Rhoda Penmark, a personagem exibe traços da infância como a falta de conhecimento sobre investigações, mas também mostra uma maturidade assustadora quando lida com aqueles que atrapalham seus objetivos.

A edição da Darkside Books é linda e surpreende mesmo para os padrões da editora. Além de ser
visualmente atraente, todo o conjunto da edição passa características da história, como a boneca da capa que esconde algo dentro de si. As páginas iniciais e finais do livro possuem ilustrações que ajudam o leitor a entrar na atmosfera do livro. A única ressalva em relação à edição da Darkside Books é que na introdução escrita por Elaine Showalter existem muitos detalhes importantes que são revelados desnecessariamente, por isso aconselhamos aos leitores que pulem essa parte e só a leiam depois que finalizarem a história.

Não só um livro brilhante, mas um ícone do terror e da cultura pop, Menina Má é uma obra que possui mensagens de reflexão sobre a maldade escondida em cada um de nós. Cheia de personagens marcantes,  trama intrigante e uma antagonista maravilhosa, não surpreende que tenha se tornado um clássico da literatura de terror. A obra faz o leitor se remoer ansiosamente pelo desfecho que também é memorável e extremamente forte.





Inspirados pela história de Rhoda, decidimos fazer um Top 10 de crianças malvadas da ficção, gênero iniciado pela Menina Má da trama de William March, confira abaixo e comente qual dessas crianças lhe tirou algumas horas de sono :o

10 - Joffrey Baratheon


Fruto da relação incestuosa de Cersei Lannister e seu irmão Jaime, Joffrey é cruel, violento, mentiroso e sádico. O garoto seduz a inocente Sansa Stark para depois fazê-la sofrer e ser constantemente humilhada em Porto Real. Ele desrespeita seu tio Tyrion e até mesmo seu pai/tio. É responsável por várias mortes em Guerra dos Tronos e é um dos personagens mais odiados pelos fãs da saga.
Idade: 12 anos
Onde: As Crônicas de Gelo e Fogo (Livros) e Game of Thrones (Série)

9 -Lizzie Samuels


Uma personagem estranha, Lizzie Samuels tem dificuldades em compreender o conceito de morto, vivo e morto-vivo no universo de The Walking Dead. A garota faz amizade, brinca, protege e até alimenta alguns zumbis com ratos e coelhos que ela mesma mata. Além disso, a menina tenta matar a bebê Judith, assassina a própria irmã à facadas e em seguida diz: "Não se preocupe! Ela vai voltar, não machuquei o cérebro"
Idade: 12 anos
Onde: The Walking Dead (4° Temporada)

8 - Esther (Leena Klammer)


Esther é uma menininha manipuladora, fria e violenta. Ao longo da trama ela faz várias vítimas, ameaça os dois irmãos e os pais adotivos. Ela possui alguns hábitos incomuns como utilizar faixas nos pulsos e no pescoço. No final da história é revelado que Esther é uma assassina violenta e que na verdade é Leena Klammer, uma mulher adulta com um distúrbio hormonal que se muda para as casas para seduzir os maridos e destruir famílias. Tecnicamente, Esther não deveria estar na lista, mas a atuação de Isabelle Fuhrman e a qualidade do plot-twist fazem a personagem merecer a colocação!
Idade: 9 anos (33 anos)
Onde: A Órfã

7 - Gage Creed


Gage era um menino carinhoso e doce até que foi atropelado por um caminhão e morreu. Em uma tentativa desesperada de salvá-lo, seu pai enterrou o garoto em um cemitério amaldiçoado e o garoto retornou ao mundo dos vivos como um monstro. Gage é violento, grosseiro e malvado. O garoto mata por prazer e não se importa nem um pouco com as suas vítimas, toda a humanidade que restava na criança ficou no cemitério.
Idade: 2 anos
Onde: O Cemitério Maldito (Filme) e Cemitério (Livro)


6 - Tom Marvolo Riddle 
Nascido de um relacionamento sem amor, Tom sempre mostrou traços de crueldade. O garoto usava da magia para assustar, ferir e roubar as outras crianças do orfanato onde vivia. Quando ficou mais velho libertou o Basilisco da câmara secreta, foi o responsável pela morte de Murta Warren e ainda incriminou Hagrid por isso.
Idade: 11 anos (quando Dumbledore retirou-o do orfanato)
Onde: Saga Harry Potter (Livros e Filmes)

5 - Damien


Damien foi trocado pelo bebê natimorto de um casal. Logo na infância demonstrava sinais de maldade extrema, com homicídios calculados e cheios de frieza. É responsável pelo extermínio de todos que suspeitam de sua natureza maligna. Na verdade Damien é o anticristo, tem o número "666" gravado no couro cabeludo e é a escuridão encarnada na terra.
Idade: 5 anos
Onde: A Profecia (filme)

4 - Isaac Chroner


Isaac é um pequeno líder religioso que segue ao deus chamado "aquele que caminha no milharal". O garoto segue as exigências da "divindade" matando e orientando seus fiéis discípulos (outras crianças) a matar todos o adultos, sejam eles familiares, amigos ou até os próprios pais! O Garoto é sanguinário, frio e extremamente persuasivo.
Idade: 9 anos
Onde: A Colheita Maldita (Filme)

3 - Samara


Samara era muito má, mas teve motivos. A garota foi adotada por um casal, sua nova mãe começou a ter visões e pesadelos e enlouquecida, decidiu matar Samara, sufocando-a e em seguida arremessando a garota em um poço. Samara sobreviveu por sete dias no fundo do poço e quando finalmente morreu, deixou uma fita para poder retornar e fazer novas vítimas. Toda vez que alguém assiste a fita, recebe uma ligação da garota que avisa dos sete dias e uma semana depois, ela aparece para cumprir a promessa.
Idade - 8 anos (quando morreu)
Onde: O Chamado

2 - Kevin


Desde pequeno Kevin rejeita completamente sua mãe sem nenhum motivo. O garoto ameaçava, abusava psicologicamente e humilhava ela constantemente. Quanto mais envelhecia, mais perigoso ficava. O ápice de sua maldade acontece aos seus 16 anos, quando ele lacra todas as portas de sua escola, executa várias pessoas, mata seu pai, sua irmã e deixa apenas sua mãe viva, para que ela lide com o luto e com as consequências de todas as mortes.
Idade: Desde bebê
Onde: Precisamos Falar Sobre Kevin (Livro e Filme)

1 - Rhoda


A pequena vilã é fria, metódica, calculista e extremamente manipuladora. Rhoda consegue enganar a todos e manter a imagem de boa menina, até que sua mãe começa a desconfiar dela. Mesmo não sendo a personagem dessa lista com mais vítimas ou com os planos mais geniais, Rhoda foi a primeira assassina infantil da ficção e inspirou vários dos outros personagens da lista e por isso merece o primeiro lugar.
Idade: 8 anos
Onde: Menina Má (Livro) e A Semente Maldita (Filme)

E você, concorda com a nossa lista? Acha que algum personagem importante ficou de fora? Comente suas opiniões e compartilhe essas crianças mortais com todos os seus amigos! :D

0 comentários: