26/10/2016

Ed e Lorraine Warren [ESPECIAL HALLOWEEN]

Quando falamos de filmes de terror memoráveis é impossível não lembrar de O Exorcista, Horror em Amityville, Invocação do Mal e Annabelle. Esses títulos podem parecer não ter relação, mas todos eles possuem uma semelhança aterradora, foram baseados em acontecimentos reais! O horror retratado nessas obras foi vivenciado por famílias e combatido por pessoas versadas em demonologia e exorcismos. Um destaque a ser citado é quando tratamos de combate à manifestações sobrenaturais é o Casal Warren. Ed e Lorraine sempre possuíram um envolvimento com o sobrenatural, ele era demonologista, ela clarividente, o casal polêmico tem sua infância, casos mais memoráveis e muitos detalhes descritos em Ed e Lorraine Warren - Demonologistas.

Preço: R$ 54,90
Autor: Gerald Brittle
Editora: Darkside Books
Páginas: 268

Desde barulhos incomuns até adolescentes possuídas por demônios, Ed e Lorraine Warren - Demonologistas não poupa o leitor de detalhes assustadores sobres os conflitos mais memoráveis do casal com o sobrenatural. A escrita da obra alterna-se entre narrações, entrevistas e diálogos transcritos (de Ed com pessoas possuídas!). O autor consegue descrever os acontecimentos com maestria, gerando medo e angústia no leitor, alguns detalhes podem não ser aconselháveis para estômagos fracos ou para pessoas impressionáveis.

De casos mais famosos como os acontecimentos de Einfield que inspiraram Invocação do Mal 2 e Amityville até acontecimentos que nunca foram retratados no cinema ou na literatura, o livro narra detalhes sobre ameaças, opressões, levitações e até ataques físicos que os Warren e outras famílias sofreram. A obra também serve como um guia para evitar qualquer tipo de intervenção sobrenatural e explica quais foram os maiores erros daqueles que precisaram lidar com a constante (e desagradável) presença de espíritos humanos e inumanos.

O livro de Gerald Brittle contém explicações que passam pela psicologia, física, filosofia e, obviamente, demonologia. Contendo com trechos das famosas palestras do casal, fotografias de um ataque demoníaco ocorrido em 1974 e muitas outras curiosidades. Não posso atestar que os casos narrados no livro realmente aconteceram, mas verdade ou não Ed e Lorraine Warren - Demonologistas é com certeza o livro mais assustador que já li. A combinação de fatos reais, diálogos entre homens e demônios, descrições específicas e testemunhas que atestam a verdade, me convenceram e tornaram essa experiência extremamente angustiante e aterradora.

A edição da Darkside Books é muito linda e mantém o nível altíssimo de qualidade que a editora possui. Em capa dura, com marcador de cetim, lombada que simula uma obra antiga e detalhes em dourado, o livro impressiona muito e é uma das edições mais bonitas da editora. Mas nem tudo é perfeito, a presença de poucas imagens no livro dá impressão de que algo falta, o autor concentra a maioria das fotografias no caso Beckford e deixa a maioria dos outros sem imagens. Brittle poderia ter inserido mais registros de outros casos, como a famosa foto do menino visto em Amitivylle (mencionado na página 31).

Ed e Lorraine Warren se envolveram em muitas polêmicas e foram constantemente taxados de charlatões, golpistas e manipuladores. Contudo, é impossível pensar em fantasmas e demônios e não relacionar automaticamente ao casal e suas histórias macabras. Eles influenciaram fortemente a literatura e o cinema com suas histórias cheias de detalhes, fotografias e gravações. O museu de artefatos dos Warren é um local icônico e até hoje é visitado por muitos curiosos fascinados pelo horror.

Uma obra assustadora e extremamente detalhada Ed e Lorraine Warren - Demonologistas contém muitas informações para todos aqueles que gostam de pesquisar sobre acontecimentos paranormais. O livro é forte, macabro e pode deixar o leitor sem dormir por algumas noites, os relatos presentes são pesados e alguns conseguem impressionar até mesmo o mais cético dos leitores. Mas não pense que o livro trata somente de medo e opressões.  Os relatos falam também sobre como evitá-los sendo positivo, evitando práticas maldosas e tentando ao máximo atingir a felicidade e o bem-estar.


0 comentários: