09/10/2016

O sobrenatural de Andrew Pyper [ESPECIAL HALLOWEEN]

Em 2015, um livro agitou o mercado editorial e os fãs de terror. O Demonologista, escrito por Andrew Pyper, trouxe uma mistura de Dan Brown, Stephen King e uma edição estonteante feita pela Darkside Books. Cheio de detalhes, referências, ilustrações e um mistério genial. Um ano após esse fenômeno editorial a editora Darkside traz Os Condenados, uma nova narrativa de Andrew Pyper, cheia de características pelas quais já nos apaixonamos em O Demonologista, mas muito mais grandiosa que sua antecessora.


Em O Demonologista conhecemos David Ullman, um professor conceituado que possui um vasto conhecimento sobre Paraíso Perdido, mas que é completamente cético em relação à existência das entidades malignas retratadas na obra. Vendo seu casamento desmoronar completamente, David decide aceitar um convite para uma viagem até Veneza, onde presenciará algo que pode mudar suas concepções sobre fenômenos sobrenaturais. Quando finalmente chega em seu destino, David se vê inserido em uma caçada perturbadora e sua capacidades dedutivas, conhecimento e coragem determinarão se sua filha escapará da perdição eterna.

Já em Os Condenados, conhecemos Danny e Ash Orchard. Irmãos gêmeos completamente diferentes , Danny é quieto, cauteloso e bondoso. Ash é popular e todos pensam que é perfeita, mas Danny e seus pais conhecem a verdadeira personalidade da garota. Ash é maldosa, violenta e adora presenciar o sofrimento das pessoas. No dia do aniversário dos irmãos, Ash e Danny morrem em um incêndio, mas algum tempo depois Danny volta e traz o espírito de sua irmã consigo. Após um incidente em um parque, o espírito de Ash ganha força e Danny precisa desvendar o mistério da morte dos dois, antes que sua irmã coloque todos que ele ama em risco.

Os Condenados e O Demonologista  são duas histórias sobre homens que enfrentam o sobrenatural e o desconhecido para proteger suas famílias. Mesmo gostando bastante de O Demonologista, Os Condenados foi uma leitura bem mais agradável, Andrew aprendeu com os defeitos de seu livro antecessor e conseguiu desenvolver uma trama frenética, dramática e extremamente assustadora. Ash é uma vilã muito mais forte que o "Inominável", os coadjuvantes possuem histórias que surpreendem e conquistam a afeição do leitor facilmente. Além disso, o autor cria uma mitologia de "Céu" e "Inferno" que é absolutamente brilhante. 
Ilustração de Os Condenados
Ambas as edições possuem um visual excepcional, com capa dura, marcadores de cetim, alto-relevo, ilustrações, detalhes em dourado e lombadas com textura áspera que simulam livros antigos. A
editora Darkside (mais uma vez) fez um trabalho primoroso nas obras que ficam lindas na estante. A diagramação também é de alta qualidade.

A escrita de Andrew Pyper é frenética e aterrorizante ao mesmo tempo. O autor utiliza de uma fórmula que mantém o leitor extremamente curioso com o mistério apresentado, mas também preocupado com os personagens das obras. A leitura é dinâmica e o vocabulário é simples e de fácil compreensão. O terror é genial, pois em momentos nos quais o leitor não espera, Pyper surpreende-o com acontecimentos bizarros que fazem o leitor se questionar da sanidade dos protagonistas, ou se eles estão realmente sós. Mantendo o leitor vidrado nas perguntas que serão respondidas (ou não) em momentos futuros.

O Demonologista mostra do que um pai é capaz de fazer para proteger sua filha. Fala dos limites que um homem pode aguentar e também da crença na existência daquilo que desconhecemos. A narrativa é agradável, o desfecho da obra é um pouco breve, mas no geral é uma leitura visceral, intrigante e que deixará muitos leitores sem dormir.

Nota: O Demonologista

Os Condenados é um livro sobre a maldade, mas também sobre família e amor. A obra possui uma narrativa veloz, criativa e recheada de personagens marcantes. As ideias de céu e inferno inseridas no livro são extremamente convincentes e também adicionam uma atmosfera ainda mais sombria e aterradora do que a do mundo humano. Inesquescível, assustador e impossível de largar, Os Condenados é com certeza um dos melhores livros de terror do ano.

Nota: Os Condenados

0 comentários: