16/02/2017

Baseado em Fatos Reais (Resenha)

Delphine tornou-se uma autora estagnada e insatisfeita após a publicação de sua primeira obra. Seu livro virou um fenômeno e ela juntou centenas de fãs, mas por algum motivo, não consegue mais escrever absolutamente nada. Lutando contra o bloqueio criativo, Delphine se vê cada vez mais impossibilitada de lidar com as pressões e prazos do mercado editorial, até que conhece a misteriosa L. e sua vida muda completamente.

Preço: R$ 39,90
Autora: Delphine De Vigan
Editora: Intrínseca
Páginas: 256

Baseado Em Fatos Reais é uma crítica ferrenha a necessidade exacerbada de realismo na indústria do entretenimento. Em diversos momentos a autora critica o voyeurismo que transforma a literatura, cinema e outras artes em meras reproduções da realidade de seus autores.

Delphine e L. são complexas e extremamente diferentes, L. representa tudo que Delphine sempre quis ser, ela é elegante, independente, forte e confiante, a protagonista, por sua vez, é desastrada, frágil, confusa e o contato com sua nova "amiga" parece despertar o seu lado mais dependente e inseguro.

A todo momento o leitor é bombardeado com dúvidas sobre a natureza da relação entre as amigas. L. parece interessada demais em alguns aspectos da vida de Delphine, enquanto esconde muitas informações sobre seu passado e seus objetivos. Com o passar da obra, a protagonista começa a receber cartas ameaçadoras de um remetente anônimo, o que deixa seus dias ainda mais perturbadores e atrapalha ainda mais a escritora em sua tentativa de retornar ao mercado editorial. Os acontecimentos vão se tornando tensos e sufocantes, até que tudo culmina em um final dramático e muito bem pensado.

A escrita de Delphine De Vigan é extremamente eficiente, em diversos momentos a autora nos faz questionar se ela é a Delphine que protagoniza a história e se L. é uma pessoa real ou apenas uma personagem criada com o intuito de instigar os leitores. A leitura é dinâmica e a autora consegue explorar a curiosidade dos leitores e tornar a obra impossível de largar. Contudo, Delphine De Vigan comete alguns deslizes na trama. A demora para fornecer respostas e algumas reviravoltas que acontecem tarde demais deixam o leitor confuso. Além disso, o final da obra deixa alguns questionamentos que tornam  Baseado Em Fatos Reais uma obra inesquecível, mas que podem deixar alguns leitores irritados.

Intenso, marcante e crítico,  Baseado Em Fatos Reais é um livro que explora a necessidade infundada de saber mais sobre a vida e privacidade de figuras públicas. A obra também discute a facilidade de adentrar em um relacionamento abusivo e a dificuldade de escapar de um. Delphine é uma protagonista fácil de se identificar e torcer, o que torna os acontecimentos de sua vida ainda mais marcantes para o leitor.


0 comentários: