10/09/2017

Resenha - Mitologia Nórdica

Ainda não superei essa capa <3
A proximidade de Neil Gaiman com mitologias é constantemente abordada em suas obras, depois de explorar as divindades em Deuses Americanos e em Os Filhos de Anansi, Neil lança uma coletânea de contos chamada Mitologia Nórdica. As histórias vão do surgimento do mundo até o Ragnarok, cheias de humor, ironias e algumas tragédias, Neil Gaiman reinventa os clássicos escandinavos usando de sua escrita dinâmica e profunda.

Preço: R$ 44,90
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 288

Há alguns anos, publiquei uma resenha de Os Filhos de Anansi, lembro que a leitura foi bem desagradável e criei uma aversão ao nome de Gaiman, mas depois de ouvir muito sobre a série Deuses Americanos (lançada em abril nos EUA, adaptação do livro Deuses Americanos.) resolvi dar mais uma chance para o autor e solicitei Mitologia Nórdica. A decisão foi uma das mais acertadas que tomei como parceiro da Intrínseca.

Mitologia Nórdica é uma coletânea de contos executada com maestria, as histórias estão interconectadas, mas funcionam muito bem se lidas individualmente. Cada uma delas possui uma moral, enredo cativante e os personagens marcantes da mitologia escandinava. É impossível esquecer da astúcia de Loki, da bravura/burrice de Thor e de muitas outras personagens como Odin, Frigga, Freya e Heimdall. A escrita de Neil Gaiman é fluida e muito divertida, a forma como o autor constrói os acontecimentos bizarros da mitologia nórdica é fascinante. O universo das divindades nórdicas não é algo muito fácil de ser abordado e explicado, mas Gaiman o faz com muita habilidade e sem tornar a leitura maçante.

Outro aspecto que deve ser extremamente elogiado, é a edição de altíssima qualidade feita pela
Editora Intrínseca. Além de ter uma arte linda, o livro é em capa dura, possui páginas ilustradas separando os contos e um glossário completíssimo com os nomes das divindades mencionadas em todas as histórias que compõem a obra. Não é apenas uma leitura excelente, mas também uma obra extremamente linda para ter na sua estante.

Dinâmica, interessante e cheia de morais, Mitologia Nórdica consegue apresentar as ideias fantasiosas dos escandinavos de forma eficiente e compreensível. Uma leitura breve, mas cheia de acontecimentos que irão fazer o leitor se divertir bastante. Além do conteúdo de qualidade e da escrita brilhante de Neil Gaiman, o livro possui uma edição que simplesmente não pode faltar na sua estante. Recomendado para todos que só conhecem Thor, Odin e Loke pelos fimes da Marvel e também para aqueles que se divertiram lendo as releituras mitológicas de Rick Riordan.





0 comentários: